segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reflexões de esteira (ou "aforismos" de academia)

Ir à academia tem me inspirado várias reflexões. Acho que isso se deve aos quarenta minutos que fico na esteira, caminhando sem sair do lugar, observando e distraindo o pensamento. Aqui estão algumas reflexões surgidas na academia, principalmente na esteira:

- “Vou à academia por causa da minha saúde”, não raro, é uma afirmação meio-verdadeira.  O que mais nos anima a ir à academia são os resultados estéticos. Temos problema em admitir isso porque inventaram em nossos tempos que se preocupar com a beleza é futilidade.

- A primeira academia foi a de Platão. Lá se filosofava e faziam-se exercícios físicos. Diferentemente de nós, os antigos gregos não tinham problema em admitir que os exercícios físicos fossem uma educação para a beleza do corpo.

- Se na academia de Platão se filosofava e faziam-se exercícios físicos, acho que estou no caminho certo pensando essas coisas enquanto faço esteira.

- Nossa, que mulher gostosa!

- Einstein estava certo: A esteira da academia opera uma alteração no espaço/tempo: quanto maior a intensidade da corrida, mais demora a passar o tempo.

- Os espelhos da academia cumprem tripla função. A função pedagógica: ver se os movimentos dos exercícios estão sendo executados corretamente. A função narcísica: "nossa, olha esse meu bíceps definido, quero me pegar". E a função anti-narcísica: "Pqp, tô gordo ainda, preciso continuar vindo aqui".

- Quando estamos planejando fazer academia, logo pensamos: “vou malhar pra me diferenciar. Vou ficar sarado”. Ao entrarmos na academia, vemos tanta gente sarada que nos decepcionamos: “não vou me diferenciar de nada, vou ficar igual a todos aqui”.

- Parece que todo mundo sabe a melhor maneira de fazer musculação, até mesmo quem nunca foi na academia. Daqui a pouco vão dizer que malhar “não é uma ciência, é uma arte”.

- O dia que colocarem bicicletas ergométricas dentro da balada, estarão plagiando o spinning.

- Sexta-feira: “Uhul, perdi 400 gramas essa semana!”. Segunda-feira pós-ressaca: “Merda, ganhei 500 gramas”. Conclusão: “Ganhei 100 gramas desde a semana passada. Se eu não estivesse fazendo academia, teria ganhado 500 gramas!”.

- O adipômetro é o teste mais doloroso da academia, tanto fisicamente quanto simbolicamente. Estão beliscando e medindo suas dobras. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário