sábado, 24 de março de 2012

Provocações aos Marxóides

- Marx foi uma referência em filosofia, economia e política, sem sombra de dúvidas. No final de sua vida, teria dito a respeito de alguns trabalhos que o citaram: "se isso é marxismo, não sou marxista". O que indica que Marx percebeu e previu a existência dos marxóides já naquela época.

- Qual a diferença entre o marxóide e o padre? A diferença é que o sermão do padre se fundamenta numa Verdade dada pela bíblia, enquanto o sermão do marxóide se fundamenta numa Verdade dada pela Teoria. No mais, o padre e o marxóide são privilegiados. O padre porque retem a melhor interpretação da bíblia e o marxóide porque retém a capacidade de enxergar por trás do véu da ideologia.
 


- Eu só gostaria de saber como um marxóide não consegue perceber que a Verdade que ele revela já está dada por ele próprio. Nem mesmo Foucault conseguiu convencer os marxóides disso.

- Marxóide fazendo pesquisa empírica é um terror: ele vai te revelar na pesquisa a Verdade que ele já sabia antes da pesquisa.

- Alguém que se diz filósofo hoje e quer antes arrancar véus do que calcinhas não pode mais ser levado a sério.

- A Guerra Fria acabou, mas o vocabulário ideológico (intelectual?) que predominou nela não. Está aí, perambulando feito um zumbi, mais morto do que vivo, e ainda por cima querendo te morder.

- Sabe o que é pior que um marxóide? Vários marxóides panfletando.

- Marx fez um trabalho que previa, pelas contradições internas que identificou no capitalismo, que um dia o sistema capitalista ia ruir, dando lugar ao comunismo. Bem, isso já faz mais de cem anos e a previsão não se concretizou ainda. Mesmo assim, os marxóides querem com afinco realizar o projeto político que a teoria apontou que era inevitável que acontecesse.

- O Marxóide enaltece aquilo que é popular. Mas, quando o popular gosta do que é "de massa", então o marxóide revela que não gosta do popular bosta nenhuma.

- Você discorda de um marxóide? Alienado, iludido pela ideologia, neoliberal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário